Promoções Posthaus

sábado, 31 de maio de 2014

Musica da copa

Música oficial da Copa do Mundo não (de) cola


Desde o lançamento de We Are One (Ole Ola), canção oficial da Copa do Mundo 2014,  hordas de torcedores no Brasil estão frustrados com a música-tema. De acordo com artigo do tabloide Daily Mail, muitos expressaram a sua frustração no Twitter com a hastag #VoltaWakaWaka - um apelo para o retorno da canção que a colombiana Shakira interpretou em 2010, na África do Sul. "Apesar da brasileira Claudia Leitte ser o destaque no tema oficial, os críticos dizem que não entendem o motivo da escolha pelo rapper cubano-americano Pitbull e da cantora porto-riquenho Jennifer Lopez, se existem outros grandes músicos na terra da Bossa Nova", diz a matéria.
Eles também se queixam de que a música é principalmente cantada em inglês e espanhol, deixando apenas alguns segundos no final para Leitte cantar na língua nativa. "O que não gosto sobre a música é que é pobre, sem graça, um tema pop genérico. É uma pena se considerarmos  a rica tradição musical do Brasil, que é admirada em todo mundo. No fim, perdemos a chance de fazer algo original e inspirador. Estou sentindo saudades de Shakira", disse Gaia Passarelli ao site inglês, jornalista especializa em música e ex-VJ da MTV.
Há três dias, foi divulgado o clipe de outra música oficial do evento, La La La, de Shakira. O clipe começa com uma rápida aparição de Carlinhos Brown cantando, em português, os primeiros versos da música. Em seguida, no estilo Waka Waka, surgem jogadores de diversas nacionalidades, entre eles Neymar, Messi e Piqué, marido de Shakira. Milan, o filho do casal, também está na produção e aparece brincando com uma bola. Shakira, como sempre, arrasa com seus rebolados habituais e também aparece vestida de passista. O vídeo já foi acessado mais de 27 milhões de vezes.
Jerôme Valke, secretário-geral da FIFA, enfatizou o envolvimento de Leitte na canção no início deste ano. "Em minhas muitas visitas a este país, tenho ouvido muito sobre a grande tradição da música brasileira e ver uma artista brasileira no coração desta canção me dá grande prazer", disse Valcke depois que o tema foi apresentado no Maracanã, em janeiro.
O clipe mostra imagens de ícones do Brasil como o Cristo Redentor e estrelas do futebol brasileiro, mas os críticos dizem que o video também reforça estereótipos com  pessoas sorridentes, crianças descalças e mulheres semi-nuas dançando samba.
Todo o descontentamento serviu para os críticos nomearem as músicas prediletas de todos os tempos das Copas, como Un'estate Italiana, de Edoardo Bennato e Gianna Nannini, na Itália, em 1990; e La Copa de la Vida, de Ricky Martin, no campeonato da França de 1998. E enquanto o Waka Waka de Shakira (This Time for Africa) era superpopular, a canção El Mundial, de Placido Domingo para o campeonato espanhol em 1982, foi bem menos cantada. "Seja na África do Sul, Alemanhã ou Japão, o elemento musical regional foi usado apenas como um tempero bem leve, apenas o suficiente para dar um clima local discreto. No caso de We Are One, o tempero tem sua quantidade certa de clichês e estereótipos de costume, como a música comercial em geral", diz Leonardo Martinelli, compositor e crítico musico carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário